INSPEÇÃO DE GNV
- Tempo médio de 100 minutos de permanência na empresa da entrada do veiculo na linha, até entrega documentação!
Inicial, Periódica e Retirada
Os Veículos que utilizam o GNV se relacionam com a Aval Londrina da seguinte maneira:
Quando se instala o kit Gás no veiculo, fazemos inspeção obrigatória e necessária para verificar as condições de instalação se estão adequadas,
Após a instalação, anualmente passará por inspeção no sentido de avaliação das condições de segurança que o Kit se encontra e se não oferece riscos,
Finalmente, que em caso de retirada do Kit Gás, se por algum motivo o cliente não o quer mais, passa por nova inspeção, se tudo está perfeito após a retirada.
COMO ECONOMIZAR E ACABAR COM SUA PRÓPRIA POLUIÇÃO VEICULAR, USANDO O GNV:
- O GNV (Gás Natural Veicular) é muito utilizado como combustível para veículos, além de ser mais barato do que o álcool e a gasolina, o GNV gera um baixo índice de poluentes atmosféricos em comparação aos combustíveis fósseis, portanto é considerado uma fonte de energia limpa. Estaremos detalhando o máximo que puder:
OBJETIVO:
Este procedimento estabelece os critérios para inspeção de segurança em veículos rodoviários automotores com sistemas de gás natural instalados, sendo aplicável para inspeções iniciais e/ou periódicas. Além disso, indica os modelos de relatórios de inspeção onde serão efetuados os registros físicos.
Este procedimento também deve ser seguido para quando da inspeção de veículos equipados com sistema de GNV (inicial ou periódica) em veículos que passaram por processo de Transformações veiculares, como exemplo “Motor Casa”, cujos requisitos de inspeção são idênticos aos descritos neste procedimento, devendo
entretanto verificar condições particulares, sua correta aplicabilidade e classificação.
Quando a inspeção for inicial fique atento para os documentos necessários e pré-requisitos:
-
CRLV/CRV, nota fiscal de aquisição ou documento oficial que ateste a atual característica e condição cadastral do veículo junto ao órgão de trânsito;
-
CNH ou RG do condutor;
-
Atestado da Qualidade do Instalador Registrado;
-
Certificado do Registro do Instalador;
-
Documentos fiscais de serviço de instalação e de venda dos componentes dos sistemas de GNV;
-
Selo de Identificação da Conformidade do cilindro para armazenamento de GNV (fabricação ou requalificação);
-
Autorização prévia.
Passo a passo para realizar uma conversão de combustível:
- 1º Passo - Para se adquirir e realizar a conversão do combustível que seu veículo usa, para o sistema de GNV (Gás Natural Veicular), é necessário que se obtenha autorização do Detran de sua cidade para isso.
- 2º Passo - Procure uma empresa especializada na conversão de combustivel líquido para o GNV, esta deverá ser uma "Empresa Convertedora Homologada" e deverá ter a sua confiança, e fazer a instalação.
Damos exemplo abaixo como é feito:
- 3º Passo - após o término do trabalho técnico da conversão, esta empresa (convertedora) fornecerá documentação certificando a qualidade do que foi inserido, e todos os dados e número (registro) do Cilindro onde o gás GNV ficará armazenado (tanque de gás), tornando oficial como qualificado o trabalho realizado e atestará a veracidade dos dados do cilindro, bem como a qualidade dos demais componentes.
- 4º e último passo -
Com o kit instalado e a documentação pronta, estará pronto para levar seu veículo para a Empresa de Inspeção Veicular, (Aval Londrina) e com essa documentação obtida em mãos.
CILINDROS DE GNV FIXADOS NO PORTA MALAS
Atenção, se você está em dúvida de qual sistema gostaria de instalar, vamos tentar ajudá-lo com um quadro comparativo.
E não caia nessa de fazer coisa que possa arrepender-se depois, na tentativa da uma economia imediata.
Não coloque risco para sua vida em virtude de fazer este trabalho em locais não homologados, que podem usar
equipamentos que não tenha procedência e rastreabilidade.
Na Aval Londrina será feita verificação completa do trabalho realizado de conversão do sistema para que possa garantir a sua segurança e dos passageiros. Além de rodar com segurança, certificaremos que seu veículo está em condições (em conformidade) de receber a documentação definitiva e terá o processo encerrado.
RECEBERÁ UM SELO QUE SERÁ AFIXADO OU GUARDADO, E SERÁ ESTE SELO NECESSÁRIO POR OCASIÃO DOS ABASTECIMENTOS DO VEÍCULO, COMPROVANDO QUE PASSOU PELA INSPEÇÃO DE SEGURANÇA, OU SE ALGUM AGENTE DE TRÂNSITO O SOLICITAR.
SERÁ FORNECIDO PELA AVAL LONDRINA APOS O PROCEDIMENTO DE INSPEÇÃO E APROVAÇÃO.
Atenção!
Após esta inspeção, inicial, atesta-se que tudo está correto e seguro para a utilização do novo combustível e seu documento já poderá ser feito com a regularização pertinente ao uso do novo tipo de combustivel.
Será necessário a cada ano; verificação se tudo continua seguro e em ordem.
É uma exigência da Lei e também do bom senso.
Será FEITA uma nova inspeção periódicamente, exigida por lei a cada licenciamento do veículo, e isto será necessário para revisão de segurança do Kit Gás com a vantagem de custar irrisoriamente comparado ao preço que uma concessionaria cobra para revisão veicular, porque se examina muitos itens além do gás.
Em caso de transferência também temos que fazer os testes
CHAMAMOS A ISTO - "INSPEÇÃO PERIÓDICA" -
ATENÇÃO
Retirada do Kit Gnv - Em caso de não ter mais interesse em manter o "KIT-GÁS".
Para fazer a retirada do kit GNV, o procedimento é muito parecido com o de instalação: primeiramente é preciso ir no Detran fazer um pedido de autorização de retirada, em seguida, procurar uma oficina de confiança para fazer a retirada, pegue todas as notas fiscais do serviço realizado e leve toda essa documentação para a Aval.
Feito isso, será realizada a inspeção onde será emitido o CSV, que posteriomente ser levado ao Detran para fazer a modificação no CRLV.
Agradecemos muito ter lido até aqui, e lembramos que basta nos ligar ou usar o whatsApp, teremos muito interesse em atendê-lo
(43) 33368170
avallondrina@avallondrina.com.br