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INSPEÇÃO PARA OBTENÇÃO DO LAUDO - CSV -

Certificado de Segurança Veicular

 

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Tempo médio de 100 minutos de permanência na empresa desde a entrada do veiculo na linha, até entrega documentação!

 

Explicações - Orientações Básicas

 

Retirado da:  PORTARIA N º 160, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 - DENATRAN

º O CSV será expedido para veículos com:

Alterações de características,

Veículos recuperados de sinistro,

Veículos movidos a GNV em inspeção periódica,

Caminhões novos de montagem incompleta,

Veículos fabricados artesanalmente,

Veículos em inspeção do Mercosul,

Veículos em inspeção da ANTT e

Veículos protótipos para fins de concessão de marca/modelo/versão

 

 

A emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV) será realizada exclusivamente por meio eletrônico e só terá validade no âmbito do Sistema Nacional de Trânsito se registrado no SISCSV.

 

 

§ 5º As ITL ou ETP deverão ressarcir ao DENATRAN os valores decorrentes do acesso ao RENAVAM, que serão calculados com base na quantidade de transações eletrônicas utilizadas no acesso aos respectivos sistemas.

 

Art. 17. O DENATRAN poderá exigir dados complementares para manutenção do contrato.

 

Art. 18. O DENATRAN poderá rescindir o Contrato celebrado a qualquer momento, quando comprovar o não cumprimento de cláusulas contratuais ou exigências desta Portaria, ficando cancelado imediatamente o acesso da ITL e/ou ETP ao Sistema SISCSV.

Nota: Portanto, para que se entenda: Existe a necessidade de que todos os procedimentos sejam autorizados um a um, pela base de dados do SISCSV do DENATRAN.

Talvez consigamos assim explicar aos usuários do porque as ITLs mantém tanto a qualidade e rigor.

Qualquer dúvida do DENATRAN em relação ao nosso trabalho.

Um documento simples da ITL vencido no "controle" do Denatran, já é motivo para o BLOQUEIO DO ACESSO AO SISTEMA SISCSV.

Até alvará de prefeitura ou licença de funcionamento, a primeira coisa que ocorre é o corte da autorização de emissão do CSV

(CORTA O ACESSO DA ITL) PELO SERPRO -

A ITL fica sem trabalhar no mínimo 10 dias causando prejuizo a todos: clientes e empresa.

Portanto, não é excesso de zêlo ou preciosismo da ITL com este trabalho, é rigor real pelo nível que somos cobrados.

Pedimos sua compreensão.

(Este laudo é conhecido por muitos como o LAUDÃO)

 

 

O grupo Avalitec, atende em qualquer unidade, Londrina ou Cotia

todos os requisitos de serviços descritos que tomamos a liberdade de repetir aqui

Abaixo temos os links para cada serviço.

 

 

links para Veículos com:

 

alterações de características,

recuperados de sinistro,

movidos a GNV em inspeção periódica,

caminhões novos de montagem incompleta,

veículos fabricados artesanalmente,

inspeção do Mercosul,

inspeção da ANTT

e protótipos para fins de concessão de marca/modelo/versão

 

 

 

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Para quem gosta de ir a fundo, estamos transcrevendo aqui os requisitos necessários, até para explicar uma pequena parte das exigências feitas à ITL, e do porque das necessidades no capricho com a execução do nosso traballho ou ainda alguma consulta, mas para mais detalhes

acesse a portaria na integra:

 

PORTARIA N º 160, DE 17 DE SETEMBRO DE 2014 - DENATRAN (aqui apenas o iten 2)

 

 

2. REQUISITOS DO MÓDULO INTEGRADOR

2.1. A especificação funcional deste módulo descreve as principais características do sistema de integração ao SISCSV, que deverá executar as seguintes funções:

2.1.1. Comunicação direta com a emissão de CSV localizados nas ITL e ETP;

2.1.2. Armazenamento dos dados das inspeções;

2.1.3. Armazenamento dos resultados dos testes das inspeções;

2.1.4. Filmagem, gravação e armazenamento das imagens de todas as etapas da inspeção veicular

2.1.5. Gravação dos resumos das imagens capturadas (MD5);

2.1.6. Garantir que a mesma ITL ou ETP inicie e finalize a inspeção;

2.1.7. Acesso a sistemas remotos;

2.1.8. Classificação Veicular;

2.1.9. Armazenamento dos dados da inspeção;

2.1.10. Cadastro biométrico dos usuários da ITL e ETP;

2.1.11. Cadastro de veículos que reprovaram na inspeção;

2.1.12. Controle dos usuários de ITL e ETP no sistema através de biometria;

2.1.13. Cadastro de CSV;

2.1.14. Utilização de DataCenter para backUp on-line dos dados;

2.1.15. Capacidade de operação 24h x 7d;

2.1.16. Servidor espelhado “in-loco”;

2.1.17. Redundância dos Links de comunicação;

2.1.18. Geração de relatórios.

2.1.19. Detecção de presença do veiculo;

2.1.20. Captura de imagens;

2.1.21. Decodificação de caracteres alfanuméricos;

2.1.22. Impressão de dados.

2.2. O sistema da ITL ou ETP deverá disponibilizar os testes on-line referentes a cada escopo. Esses testes serão baseados na NBR- 14624.

2.3. Infraestrutura necessária

2.3.1. Local. A ITL e ETP deverão estar localizadas em local adequado e exclusivo para exercer suas atividades, tendo como pré-requisitos:

2.3.1.1. Instalações elétricas adequadas com emissão de ART do responsável técnico;

2.3.1.2. Proteção contra quedas de energia de no mínimo duas horas;

2.3.1.3. Proteção contra incêndios conforme legislação municipal;

2.3.1.4. Segurança física do local com sistema de alarmes 24h x 7d x 365d com empresa de segurança afim de prover resposta imediata para qualquer tentativa de invasão do local;

2.3.1.5. Acesso físico controlado por Biometria (Leitura da impressão digital) na sala do CPD;

2.3.1.6. Sistema de ar condicionado redundante;

2.3.1.7. Filmagem 24h x 7d x 365d da sala do CPD com acesso remoto das câmeras protegido por senha.

2.3.2. Datacenter. Para fins de contingência do módulo integrador, será implantado um sistema redundante em um Datacenter para substituir esse sistema na ocorrência de panes, com as seguintes características:

2.3.2.1. Planos de contingência;

2.3.2.2. Múltiplos fornecedores de banda;

2.3.2.3. Firewalls e IDS (Intrusion Detection System);

2.3.2.4. Presença nos principais pontos de troca de tráfego da Internet;

2.3.2.5. Sistemas de detecção e combate a incêndio;

2.3.2.6. Vigilância 24h x 7d x 365d;

2.3.2.7. Contrato de confidencialidade.

2.3.3. Comunicação com o DENATRAN. Toda a interface de comunicação com o DENATRAN será realizada através de web services de consultas e inserção de dados. Para isso ocorrer, será necessária a implantação de um link de comunicação com a Central SISCSV, localizada no DENATRAN.

2.3.4. Segurança da transação. A ITL e ETP deverão possuir um certificado digital com criptografia 128 bits, a fim de prover um canal criptográfico seguro que mantenha o sigilo e a integridade das informações confidenciais durante todo o caminho entre a aplicação web do usuário e o servidor, utilizando-se de criptografia, nos padrões do protocolo SSL/TLS. Todas as transações deverão ser registradas no banco de dados.

2.3.5. Capacidade de operação 24h x 7d x 365d. A ITL e ETP deverão possuir capacidade para operar durante 24 horas x 7 dias x 365 dias no ano.

2.4. Aplicativos

2.4.1. Biometria. O aplicativo de autenticação biométrica deverá validar os usuários das ITL e ETP. A comunicação com as unidades de cadastro será realizada por meio de web service a fim de prover uma total interoperabilidade.

2.4.2. Softwares de detecção de falhas no sistema. O módulo integrador deverá possuir ferramentas de detecção de falhas no sistema em tempo real, monitoradas por mau funcionamento ou inoperante:

2.4.2.1. Com ITL ou ETP;

2.4.2.2. Com SISCSV;

2.4.2.3. Consulta a BIN;

2.4.2.4. Com datacenter;

2.4.2.5. No banco de dados.

2.4.3. Softwares para emissão de relatórios. O módulo integrador deverá possuir ferramentas que possibilitem a emissão de relatórios:

2.4.3.1. CSV emitidos por ITL ou ETP;

2.4.3.2. CSV por escopo;

2.4.3.3. Transações por usuário;

2.4.3.4. Transações por ITL ou ETP;

2.4.3.5. Percentual de não conformidade por ITL ou ETP;

2.4.3.6. Percentual de não conformidade por usuário.

 


 

2.5. Do Sigilo. As ITL e ETP são obrigadas a manter sigilo acerca de quaisquer informações, materiais, documentos, especificações técnicas, rotinas, módulos, conjunto de módulos, programas ou sistemas, que venham a ter acesso ou conhecimento, ou ainda que lhes tenham sido confiados, não podendo, sob qualquer pretexto, revelar, reproduzir ou deles dar conhecimento a terceiros, salvo por determinação judicial ou se houver consentimento autorizado, específico, prévio e por escrito do DENATRAN.

 

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